Reportagem

Poster Mostra volta às ruas de Marvila

O POSTER MOSTRA vai entrar na sua sétima edição, fazendo das ruas de Marvila a maior galeria de arte a céu aberto.

Este é um projeto criado e desenvolvido pelo Departamento®, a pensar na democratização da arte em torno do mais antigo meio publicitário: o poster. Deste projecto resulta uma exposição que transforma as ruas de Marvila, durante três meses, numa galeria de arte a céu aberto, perfeitamente integrada na rota cultural lisboeta. A edição deste ano decorre de 2 de Julho a 2 de Setembro e irá integrar criativos convidados de várias áreas como Hugo Van der Ding, a chef Filipa Gomes, a artista plástica Graça Paz, Mangovo (Galeria Insofar) e o estudio de Arquitectura Fala.

“Estamos no sétimo ano de POSTER nas ruas de Marvila, e sentimos como se fosse o primeiro, com a mesma vontade, com as mesmas ganas. A intenção mantém-se, fazer um hino à criatividade e derrubar estigmas encriptados em relação ao acesso à cultura e à criação da mesma”, afirma Bruno Pereira, Director Artístico do POSTER MOSTRA® e do Departamento®. “Vamos a isto! Desde os convidados às Open Calls, as paredes de Marvila são vossas!”, acrescenta.

“Um convite à criatividade para cobrir as ruas de Marvila com posters originais”! Assim se define a essência do POSTER MOSTRA® que lança um desafio ao público em geral, com duas OPEN CALLS a realizar entre 2 de Maio e 2 de Junho.

As duas OPEN CALL decorrem em simultâneo e são abertas a todas as pessoas, independentemente de terem ou não formação artística, da idade ou nacionalidade. O objectivo é dar oportunidade à livre expressão criativa e artística, revelar talentos e transformá-los em posters, dando a possibilidade de virem a integrar uma exposição em Marvila.

Tal como nas edições anteriores, na OPEN CALL POSTER, o tema é livre, e pode integrar fotografia, desenho, palavras, ilustração ou mix media, tendo em conta a sua aplicação ao formato de um poster. De entre as propostas recebidas, serão seleccionados 10 vencedores, avaliados de forma anónima, pelo júri da organização da POSTER MOSTRA®.

Pelo segundo ano consecutivo decorrerá, também, a OPEN CALL SANDEMAN, esta sim, temática, e um convite a mergulhar no rico património iconográfico da marca, inspirando-se em desenhos, pinturas, objectos, referências gráficas e outros trabalhos que fazem parte do imaginário colectivo. Desde os seus primórdios que a Sandeman tem uma estreita relação com a Arte, tendo convidado vários artistas a colaborar com o seu universo visual, valorizando-a através de uma comunicação inovadora e sofisticada. Da OPEN CALL SANDEMAN – serão seleccionados sete vencedores que integrarão a exposição em Marvila. O Júri será composto por representantes da Sandeman e do Departamento, que avaliará as propostas recebidas, também de forma anónima. Os critérios de avaliação recaem sobre a originalidade, a abordagem à história da marca e a aplicabilidade ao formato poster.

Os vencedores das duas OPEN CALLS vão juntar-se a um elenco de 20 artistas convidados de várias áreas criativas, que irão preencher as ruas de Marvila, percorrendo a Rua do Açúcar e o Largo Poço do Bispo, entre 2 de Julho e 2 de Setembro, de 2022.

Participa! Envia o teu poster até ao dia 2 de Junho!

REGULAMENTO

Os participantes podem concorrer com uma única proposta para cada uma das OPEN CALL, entre 2 de maio e 2 de junho.

Consulta tudo sobre a Open Call em: http://www.postermostra.com/

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close