Desporto

Portugal conquista quatro medalhas no Campeonato da Europa de Judo

Rochele Nunes conquistou a Medalha de Bronze no último dia do Campeonato da Europa de Judo – Lisboa 2021. Portugal igualou a participação no Campeonato da Europa – Lisboa 2008, voltando a somar quatro medalhas: uma de Ouro e três de Bronze. O evento terminou este Domingo, 18 de Abril, no Altice Arena, após três dias de combates entre os melhores judocas europeus.

O terceiro dia de competição contou com a presença de 122 judocas, divididos pelas categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas. Durante a manhã deste domingo, Rochele Nunes conseguiu a melhor prestação dos cinco atletas portugueses em prova, garantindo a presença no Bloco de Finais:

A portuguesa da categoria +78 kg, superou a alemã Renee Lucht (39.ª) por acumulação de ‘shidos’, e a bósnia Larisa Ceric (12.ª) por ‘ippon’, no seu caminho até à semifinal. Discutiu o acesso à final com Lea Fountaine (50.ª), mas não conseguiu ultrapassar a Campeã Europeia de Juniores de 2019, sofrendo duplo ‘wazari’ da jovem francesa. No seu último e derradeiro combate, perante Yelyzaveta Kalanina, 14.ª do ranking, Rochele Nunes pontuou um ‘wazari’ pouco depois dos 30 segundos do encontro e imobilizou a ucraniana, alcançando o ‘ippon’ e conquistando a Medalha de Bronze.

O Campeão do Mundo Jorge Fonseca (-100 kg) começou por eliminar o grego Georgios Malliaropoulos (110.º) por ‘ippon’ e o n.º21 do ranking mundial, Grigori Minaskin, por acumulação de ‘shidos’. Nos quartos-de-final, não conseguiu ultrapassar Niiaz Iliasov, numa reedição da final do Campeonato do Mundo de Tóquio em 2019. Nas repescagens, Jorge Fonseca cedeu por ‘wazari’, em período de ‘ponto de ouro’, perante o francês Alexandre Iddir (13.º), terminando no 7-º lugar.

Recordamos que ao longo dos três dias, a competição reuniu os melhores judocas europeus, num total de 359 atletas (149 Femininas e  210 Masculinas) de 45 Países, incluindo Portugal com 18 atletas. Portugal conquista neste europeu quatro medalhas, com destaque para Telma Monteiro, que se sagrou Campeã Europeia pela 6.ª vez, conquistando a 15.ª medalha na sua 15.ª participação.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close