DestaqueSociedade

Porque o Mar começa aqui

Bem no Coração de Lisboa

“Porque o mar começa aqui, bem no coração de Lisboa”, a Junta de Freguesia de Santo António promove uma acção de sensibilização com este mote e que irá incidir no problema da poluição causada pelas pontas de cigarro deixadas na via pública pelos fumadores. Assim, está marcada para o próximo dia 29, pelas 18h00 a apresentação da campanha que decorrerá no Cinema São Jorge.

Neste dia será colocado o primeiro cinzeiro da campanha que, numa primeira fase, distribuirá 200 cinzeiros de parede a entidades públicas e privadas da freguesia e desenvolverá diversas acções de sensibilização à população com a distribuição de cinzeiros de bolso.

Segundo informação da Junta de Freguesia de Santo António, “Em Portugal, a cada minuto, 7.000 pontas de cigarro são atiradas para o chão, sendo arrastadas pelo vento e chuva para os circuitos de águas pluviais (sarjetas), por onde são transportadas até aos rios, oceanos e praias. As pontas de cigarro, são a forma mais comum de lixo nos oceanos excedendo sacos de plástico, palhinhas e garrafas e podem demorar até 10 anos a decompor-se, libertando neste processo mais de 4 mil substâncias químicas que entram no ambiente e têm efeitos nocivos para animais e humanos.”

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close