Destaque

“Por uma Universidade Segura”

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou por unanimidade, no dia 25 de Março, a recomendação de instalar sistemas de vigilância nos Campus da Cidade Universitária de Lisboa. Esta recomendação surge no âmbito da petição colectiva “Por uma Universidade Segura” submetida à AML pela Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL), que contou com 563 assinaturas.

Em causa está a apreensão dos estudantes perante o clima de insegurança que afirmam sentir nas imediações da Universidade de Lisboa, mais especificamente no Campus da Cidade Universitária e no Campus da Ajuda.

Hélder de Sousa Semedo, Presidente da Direção-Geral da AAUL, afirmou considerar o sistema de vídeo vigilância “um bom mecanismo para solucionar esta situação” e deu como exemplo o Bairro Alto, onde o índice de criminalidade diminuiu significativamente após a instalação de um sistema semelhante.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Paulo Saraiva, comunicou que já estão definidas quais as intervenções a executar para o reforço da iluminação pública, quer no espaço da Cidade Universitária, quer no Polo da Ajuda.

Sublinhou ainda que, destas intervenções, se encontra concluído tudo o que dependia da Câmara Municipal de Lisboa e que foi ainda acordado, com o Comando Distrital da PSP, um reforço do policiamento nos campus.

O Vereador Miguel Gaspar anunciou que o executivo aguarda para breve a viabilização por parte do Ministério da Administração Interna para instalação do sistema de videovigilância, nas várias zonas da cidade identificadas.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close