Destaque

Obras de expansão do Metro sem derrapagem

Em declarações à Lusa, o presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa afirmou esta sexta-feira, 27 de Dezembro, não haver qualquer derrapagem no prazo das obras de expansão do Metro.

De acordo com as previsões do administrador da transportadora, Vítor Domingues dos Santos, o concurso da expansão da rede do Metro será adjudicado ainda no primeiro semestre de 2020, com as obras a iniciar-se até ao final do ano e a terminarem em 2023. A abertura das duas novas estações da Estrela e Santos é apontada para 2024.

As declarações foram prestadas no âmbito da cerimónia de lançamento do inteiro postal comemorativo dos 60 anos da abertura ao público do Metropolitano de Lisboa, na estação de metro do Aeroporto.

(foto: Metropolitano de Lisboa)

O 60.º aniversário assinala-se oficialmente a 29 de Dezembro, visto que foi nesse dia, no ano 1959, que os primeiros passageiros efectuaram uma viagem de Metro. A comitiva incluía o Presidente da República Américo Tomás e o Cardeal Cerejeira e a viagem ligou as estações da Rotunda (actual Marquês de Pombal) e dos Restauradores. No dia seguinte, 30 de Dezembro de 1959, a rede do Metro, composta por 11 estações, abriu ao público em geral.

O processo dos trabalhos está, segundo Vítor Domingues dos Santos, “um bocadinho atrasado, porque os concursos públicos têm a sua morosidade natural“, mas tal não significa que os prazos previstos tenham de ser revistos. Também o secretário de Estado da Mobilidade manifestou confiança na manutenção dos prazos previstos para a conclusão das obras.

Recorde-se que a abertura das duas novas estações (Estrela e Santos) resultarão na criação de uma linha circular, a verde, passando todas as restantes a linhas radiais deste anel central da cidade. A linha circular será conseguida através da ligação do Cais do Sodré ao Rato, com dois quilómetros de rede nova.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close