Local

Penha de França esclarece sobre carreira de bairro

A propósito dos problemas registados na implementação da “carreira de bairro” 37B, que deveria funcionar na Penha de França, a Junta de Freguesia local emitiu um esclarecimento à população.

No esclarecimento, disponível desde esta terça-feira (16 de Abril) no site e na página de Facebook da Junta de Freguesia da Penha de França, pode ler-se o seguinte:

“A Carreira de Bairro, um compromisso assumido entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia da Penha de França e a Carris, tem como objetivo melhorar as condições de mobilidade na freguesia e iniciou o seu processo de implementação em fevereiro do corrente ano.

A Carreira de Bairro, que terá o número 37B, funcionará diariamente das 07h00 às 21h00, num percurso circular que tem uma duração total prevista de 35 minutos.

O percurso foi definido pela CML e pela Carris com o objetivo de melhorar a acessibilidade a equipamentos públicos da Freguesia, como serviços da Junta, escolas e centros de saúde.

Apesar de a passagem da Carreira de Bairro pela Calçada do Poço dos Mouros estar prevista desde a primeira versão do percurso, a Junta de Freguesia da Penha de França não foi informada da necessidade de pintura da linha M12 (linha amarela) nesta rua.

Por outro lado, a referida pintura foi efetuada pela CML sem consultar a Junta de Freguesia e sem informar atempadamente os moradores.

Posteriormente, a Direção Municipal de Mobilidade da CML enviou uma informação sobre a Calçada do Poço dos Mouros referindo que a rua não dispunha de sinalização vertical que permitisse, ou proibisse, o estacionamento.

Adiantou ainda que esta Calçada não dispõe da largura mínima necessária para permitir, em condições de segurança para pessoas e bens, a circulação em dois sentidos e a formalização de estacionamento.

Assim, para assegurar as condições de circulação da Carreira de Bairro, a CML decidiu formalizar a interdição do estacionamento neste arruamento, tendo sido pintada uma linha M12 (linha amarela).

Face à falta de comunicação referida, a Junta de Freguesia solicitou à CML e à Carris o adiamento do lançamento da Carreira de Bairro de modo a que estas entidades voltem a analisar o seu percurso e, ao mesmo tempo, estudem uma solução para a Calçada do Poço dos Mouros que vá de encontro às várias necessidades do bairro e dos moradores.

A Junta de Freguesia pediu também uma reunião urgente com a CML, que terá lugar esta semana, para encontrar a melhor solução para a questão. O início do funcionamento da Carreira de Bairro será atempadamente divulgado aos moradores da freguesia”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close