LocalNacional

Ala Oeste do Terreiro do Paço nas mãos da Câmara

resized_torreao poenteA Câmara Municipal de Lisboa vai passar a gerir o piso térreo da Ala Oeste do Terreiro do Paço, depois de ter sido assinado um auto de cedência do espaço por parte do Governo.

O local transferido para a Câmara de Lisboa destina-se a restauração e animação, e assim se manterá pelos próximos 45 anos. Segundo a informação publicada em Diário da República (24 de Agosto), “o Exército deslocalizou os serviços instalados na parte do imóvel designada por Ala Oeste, não antevendo qualquer utilização futura para aquelas instalações, disponibilizando-as para rentabilização”. Esta cedência custou à CML 387 mil euros.

Na cerimónia em que se efectivou a assinatura do auto de cedência, que decorreu esta quinta-feira, dia 1 de Setembro, junto ao Torreão Poente, Fernando Medina falou da “conclusão de um ciclo” na “devolução” da Praça do Comércio à população, iniciado em 2011 com a profunda requalificação de que a praça foi alvo. Não deixou de destacar o papel do seu antecessor, António Costa, cujo “arrojo e capacidade de visão estratégica para a cidade” tornaram possível que se tornasse “uma das mais belas praças da Europa”. O edil anunciou ainda que as instalações poderão ser destinadas a zonas de lazer, esplanadas e espaços para entidades ou projectos da cidade.

As obras necessárias poderão ficar a cargo da Associação de Turismo de Lisboa ou de futuros concessionários que vierem a ocupar os espaços.

Estiveram também presentes na cerimónia o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e o secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close