DesportoReportagem

Ouro para Telma Monteiro, Bronze para João Crisóstomo

Medalha de ouro para Telma Monteiro no Campeonato da Europa de Judo

Telma Monteiro sagrou-se Campeã Europeia (somou a 15ª Medalha em 15 Participações) e João Crisóstomo conquistou a Medalha de Bronze no primeiro dia do Campeonato da Europa de Judo – Lisboa 2021 que se cumpriu esta Sexta-feira, 16 de Abril. O Altice Arena recebeu 125 Atletas das categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, incluindo nove Portugueses.

Recordamos que Lisboa, Capital Europeia do Desporto 2021, recebe 359 Atletas (149 femininas e  210 masculinos) de 45 Países até este Domingo, 18 de Abril. Portugal, anfitrião do evento, conta com 18 Atletas ao longo dos três dias.

Durante as eliminatórias desta manhã do primeiro dia da competição, houve dois portugueses em destaque: Telma Monteiro (-57 kg) e João Crisóstomo (-66 kg).

O Campeonato da Europa de Judo – Lisboa 2021 recomeça este Sábado, 17 de Abril, para o segundo dia de combates. Bárbara Timo (-70 Kg), João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Manuel Rodrigues (-81 kg) são os quatro Judocas Lusos em acção. Os combates têm início marcado para as 10h e neste dia o evento conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a partir das 16h, que vai apoiar os Atletas da Selecção Nacional e assistir aos combates do Bloco de Finais. O segundo dia da prova conta ainda com uma homenagem a Telma Monteiro, que vai ser agraciada pelo Governo, recebendo a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo pelas mãos do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina também estará presente.

Para Telma Monteiro “Foi um dia muito intenso, sabia que não ia ser fácil, mas hoje de manhã quando cheguei aqui,  senti que ia fazer história. Sou a judoca mais medalhada em europeus, é o meu sexto título europeu e a minha 15ª medalha. O meu dom é fazer as coisas parecerem fáceis, mas sabia que a prova ia ser muito dura fisicamente. Magoei-me no ombro e tive de alterar a minha preparação, mas a minha mentalidade é muito forte. Foi extremamente difícil e tenho de dar o mérito às minhas adversárias, são elas que me fazem mais forte. Depois de não ter conseguido estar aqui no europeu de 2008, sempre acreditei que este ano podia ser campeã em casa e concretizar o meu sonho, foi um dia perfeito! Sou a mais medalhada em campeonatos de europa, agora deixo o recorde para quem o quiser bater. Eu sou vintage, para mim eu sou a Telma de 18 anos que começou agora a competir nos seniores.”

João Crisóstomo venceu a medalha de Bronze e também para ele “Foi um dia muito emocionante com vários picos de emoções, felizmente correu tudo bem e consegui trazer a medalha. Prometi a mim mesmo que ia dar o melhor. Nunca coloquei um objectivo em concreto para uma medalha, encarei com uma prova especial em casa e queria aproveitar ao máximo para fazer o que gosto, que é fazer judo. No último combate, felizmente o vídeo-árbitro decidiu a meu favor, anulou o ponto do meu adversário e retrocedeu a decisão. Senti que mais tarde ou mais cedo ia conseguir projectar o meu adversário. Foi uma prova para mim próprio de que é possível sair vencedor. Preparei-me para este europeu aqui perto. Ter os meus amigos e as pessoas que mais gosto junto a mim deu-me força para vencer este combate. O meu treinador deu-me uma força especial durante toda a prova, chamou-me várias vezes à atenção e eu devo-lhe também esta medalha. Pode ser um incentivo adicional para conseguir alcançar outras no futuro. Para mim, esta medalha sabe a Ouro.”

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close