Destaque

Operação “Páscoa em Casa”

A partir das 00h00 do dia 9 de Abril e até às 23h59 da próxima Segunda-feira, dia 13, deixa de ser possível circular entre concelhos, excepto em situações especiais desde que devidamente justificadas. As autoridades garantem que as medidas são para cumprir por todos e que os cidadãos que se recusem a respeitar as normas serão responsabilizados.

A operação tem o nome de “Páscoa em Casa” e pretende-se que, numa altura em que é habitual os portugueses juntarem-se às suas famílias “na terra”, cada um fique no seu concelho de residência, assegurando que a circulação do vírus Covid-19 seja anulada. Nas excepções a estas medidas estão os profissionais das forças de segurança, da área da saúde, do abastecimento de superfícies comerciais, bem como situações de emergência e de profissionais que residam fora do concelho, quando devidamente justificadas.

As forças de segurança estarão presentes nos eixos rodoviários de Norte a Sul do país, nas principais vias de acesso ao interior, à Serra da Estrela, ao Algarve e nas entradas e saídas das principais cidades, nos terminais rodoviários e estações ferroviárias. Haverá também um significativo reforço do patrulhamento dos espaços públicos principalmente na orla marítima e nos jardins mais frequentados, não permitindo aglomeração de pessoas. Sob maior vigilância estão também as pessoas identificadas como portadores do vírus e obrigadas a confinamento social, caso desrespeitem o isolamento, incorrem num crime de desobediência.

As autoridades terão ainda especial atenção aos idosos mais vulneráveis e às situações de violência doméstica, duas áreas que nesta altura exigem um maior esforço no contacto directo por parte dos agentes de segurança.

Nesta “Páscoa em Casa”, operação conjunta da GNR e PSP, estão envolvidos cerca de 35.000 agentes.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close