Sociedade

Correio da Manhã celebra 45 anos de portas abertas

O evento será marcado por debates em torno do Jornalismo Livre e Investigação, Democracia, e o papel da Inteligência Artificial na imprensa. A iniciativa celebra também 11 anos da CMTV e convida estudantes, leitores e telespectadores, parceiros e diversas personalidades da sociedade portuguesa a conhecerem os bastidores da redacção. Entre os participantes destacam-se Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto; Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa; Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal; Almirante Silva Ribeiro, ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas; Luís Neves, director nacional da Polícia Judiciária; e Fernanda de Almeida Pinheiro, Bastonária da Ordem dos Advogados

Na próxima Terça-feira, dia 19 de Março, o jornal diário Correio da Manhã celebra o seu 45.º aniversário com a iniciativa “Redação Aberta”, marcando também os 11 anos da CMTV. Reiterando seu compromisso de aproximar os leitores e revelar os bastidores da sua produção jornalística, o CM convida leitores, estudantes, parceiros institucionais e figuras destacadas da sociedade civil a visitarem suas instalações.

Este ano, o evento decorre em dois momentos distintos: no Porto, pela manhã, e em Lisboa, à tarde. Uma oportunidade para conhecer de perto as equipas que compõem o CM e a CMTV – e de acompanhar debates sobre temas cruciais como “Jornalismo e Investigação”, “Jornalismo de Proximidade”, “Jornalismos e Democracia”, e “Jornalismo e Inteligência Artificial”.

Carlos Rodrigues, director-geral editorial do CM e CMTV, afirma: “É o segundo ano que recebemos, na redacção aberta, leitores e telespectadores, estudantes, parceiros e amigos. Este ano fazemo-lo no Porto e em Lisboa porque o CM e a CMTV são um projecto jornalístico de cariz verdadeiramente nacional. Numa altura em que o poder político vai mudar, na sequência do acto eleitoral mais participado dos últimos anos, e na antecâmara dos 50 anos do 25 de Abril, é oportuno reflectir sobre o estado da indústria dos media, na perspectiva do apoio ao emprego, da ajuda à essencial distribuição de jornais por todo o país sem excepção, e ao combate à depredação de recursos por via das grandes multinacionais da internet. É sobre tudo isto que versará a redação aberta do CM e da CMTV, que poderá acompanhar pelos nossos sites e, em parte, pela CMTV. A redação aberta é um espaço de liberdade e de democracia.”

O Correio da Manhã disponibilizará uma transmissão ao vivo dos eventos através do seu site, www.cmjornal.pt, permitindo a todos participar nesta celebração.

Projeto “CM45, Gente que faz mais pelo País”

Além da celebração e dos debates no “Dia da Redação Aberta”, o Correio da Manhã vai continuar a dar voz ao projecto “Gente que faz mais pelo país” nos seus 45 anos. Este projecto, que se estende ao longo do ano, visa promover um ciclo de conversas de Norte a Sul de Portugal. O objectivo é destacar e aprofundar as acções com impacto positivo nas comunidades locais, reunindo instituições e convidando o poder local para partilhar as iniciativas em curso que contribuem significativamente para o bem-estar e desenvolvimento das comunidades.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close