DestaqueLocalNacional

Faleceu Aquilino Ribeiro Machado

 

O primeiro presidente da câmara de Lisboa, eleito de forma democrática após a Revolução de Abril, faleceu aos 82 anos de idade.

Aquilino Ribeiro Machado venceu as eleições autárquicas de 1976, como cabeça-de-lista do PS e foi eleito presidente. Liderou os destinos da capital do País até 1980.
Filho do escritor Aquilino Ribeiro, e neto do último presidente da I República, Bernardino Machado, Aquilino Ribeiro Machado nasceu em 1930 em Paris, durante o exílio forçado do pai por este ter participado no golpe de estado de 1928. O regresso a Portugal aconteceu em 1932.
Engenheiro de formação e apaixonado pela política, foi ainda co-fundador do PS e deputado da Assembleia da República nas duas primeiras legislaturas. O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, lamentou a perda, lembrando-o como o homem que começou a construção do poder local democrático na capital. “Aquilino Ribeiro Machado foi o primeiro presidente da Câmara de Lisboa eleito democraticamente, tendo iniciado em 1976 a construção do poder local democrático na cidade”, referiu. “Curvo-me respeitosamente perante a sua memória e recordo com saudade o profissional respeitado, o democrata de sempre, o cidadão solidário e o amigo querido que agora nos deixou”, lê-se na nota divulgada, onde António Costa ainda frisa o “exemplo de integridade e dedicação perdurará na cidade de Lisboa que amou e serviu”.

O funeral realiza-se hoje no cemitério do Alto de São João.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close