Cultura

O Mundo no Chiado abre a 6 de Julho

No próximo dia 6 de Julho é inaugurada a exposição O Mundo no Chiado- Teatro Nacional de São Carlos, na Galeria Santa Maria Maior – Rua da Madalena, 147.

«Desde que foi inaugurado em 30 de Junho de 1793 com a ópera La ballerina amante de Domenico Cimarosa, o Teatro de São Carlos tem acompanhado intensamente a vida portuguesa.

A actividade do teatro não se tem cingido à arte lírica nestes mais de dois séculos de existência. Embora seja, como é natural, essencialmente dedicado à ópera, a instituição tem, desde aquela data, recebido algumas das mais marcantes personalidades do mundo em várias áreas da cultura, como cinema, teatro, fado, bailado, concerto, etc.

Uma exposição sobre o Teatro de São Carlos é, pois, tarefa hercúlea e a tender para a impossibilidade, dada a enorme e gloriosa importância desta casa de espectáculos e a extraordinária galeria de artistas que lá atuaram. Seria necessária uma quantidade quase infinita de documentos para ilustrar convenientemente a sua empolgante história. Como sigo a actividade do teatro há já mais de meio-século, como lá trabalho há mais de 40 anos e como tenho desde a infância o hábito de coleccionar elementos sobre a história desta casa, optei por restringir o recheio desta exposição a materiais da minha colecção particular.

Será, pois, também, uma exposição de Santa Maria Maior, a freguesia onde vivo e espero viver ainda por alguns anos e onde guardo esta colecção.»

É assim que Jorge Rodrigues, curador da exposição e proprietário do espólio que a compõe, apresenta a mostra que inaugura a 6 Julho, pelas 18h30, e que estará aberta ao público até ao dia 5 de Agosto, de Segunda a Sábado das 15h00 às 20h00.

Quem é Jorge Rodrigues

A ligação de Jorge Rodrigues ao Teatro Nacional de São Carlos – TNSC começa quando, logo após o 25 de Abril de 1974, com 13 anos, viu o bailado “A Bela Adormecida”. Homem da cultura, tem uma relação íntima e da vida inteira com a ópera, cimentada nesta sua segunda casa.

Estudou Canto com Maria Cristina de Castro e Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi entretanto convidado para assistente de produção no TNSC. É autor de um livro e participa regularmente em ciclos de música. Tem um percurso ímpar na cultura e concretamente no São Carlos como coralista, encenador, diretor de vários espetáculos de ópera, conferencista e comentador de concertos. É desde o primeiro ano apresentador do Festival ao Largo. Apresentou e assinou, com autoria exclusiva ou como coautor, diversos programas digitais e de rádio. Em 2020-2021, criou com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior o videocast “Em Modo Maior”, estreitando ainda mais a sua relação com este território e com as artes. Traz agora à Galeria Santa Maria Maior o espólio criado pela sua relação com o Teatro de São Carlos e assim, onde a sua própria vida e a do teatro se cruzam, nasce “O Mundo no Chiado”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close