DestaqueOutras

Novos sinais de trânsito em Abril

A partir de dia 20 de Abril entram em vigor novos sinais de trânsito. Uma alteração prevista no novo regulamento de sinalização de trânsito que visa “o aperfeiçoamento e a atualização da sinalização rodoviária em conformidade com o Código da Estrada” inserido no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE 2020. A partir desta data só poderão ser instalados sinais que cumpram as novas regras.

Assim, serão criados sinais de trânsito a indicar zonas de residência ou de coexistência de viaturas e peões, assim como zonas de emissões reduzidas, onde só podem circular veículos menos poluentes.

Aos sinais de obrigação, acrescenta-se o de via reservada a velocípedes, o de via reservada a motociclos e o de via reservada a veículos com alta taxa de ocupação.

Dentro dos sinais de perigo serão inseridos os indicadores de aproximação de zona de velocípedes, zona atravessada por linces-ibéricos e de zona atravessada por anfíbios.

Haverá ainda novos sinais de alerta, no pavimento, avisadores de limite de velocidade em locais de situações de especial perigosidade e complementando a sinalização vertical existente. Sobre estas marcas no pavimento serão ainda criadas medidas que obrigarão a determinados parâmetros com vista à sua uniformização.

Segundo o decreto regulamentar 6/2019, que regula esta alteração no trânsito automóvel, os sinais de trânsito que não estejam conformes com as alterações mantêm-se válidos até à sua substituição por os agora publicados, devendo essa substituição ter lugar até 1 de Janeiro de 2030. O mesmo decreto regulamentar refere que serão introduzidos “novos sinais de informação, novos símbolos de indicação turística, geográfica, ecológica e cultural, bem como novos quadros com a representação gráfica dos sinais dos condutores, dos agentes reguladores do trânsito e a representação gráfica dos sinais luminosos”.

Veja todos os novos sinais em: www.ansr.pt

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close