Destaque

Novo quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros em Marvila

O novo quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa vai situar-se em Marvila e estará pronto em 2025. A primeira pedra foi simbolicamente entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, ao Comandante do Regimento Sapador de Bombeiros, Tiago Lopes, no dia 4 de Fevereiro na presença do presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira.

O futuro quartel do RSB faz parte do Plano de Reestruturação do Dispositivo de Socorro de Lisboa e contempla, para além do Comando dos Bombeiros, o novo quartel da 6.ª companhia, um pavilhão polivalente e um canil e parque canino da Unidade Cinotécnica de Resgate. Serão mais de 19 mil metros quadrados em que se prevê também a construção de uma nova Escola de Formação com capacidade para receber até 120 formandos e 30 formadores, e uma nova torre e galeria de treinos para simulação de emergências reais.

Desta vez não houve lugar ao tradicional cimento e tijolo para colocação da primeira pedra, Carlos Moedas optou por entregar um objecto simbólico onde está inscrito “1.ª Pedra” e que poderá permanecer como recordação do acto.

Na cerimónia, Carlos Moedas destacou a importância dos Bombeiros na segurança de Lisboa, enaltecendo o seu trabalho durante o tempo difícil que a pandemia trouxe e afirmou que este novo espaço pretende “assegurar uma resposta pronta e eficaz às emergências na cidade, melhorando as condições de trabalho de todos os bombeiros de Lisboa.” O presidente da Câmara Municipal destacou ainda o papel dos Bombeiros como “um exemplo para Portugal, mas também um exemplo para o estrangeiro, para aqueles que querem aprender tecnicamente.” E por isso mesmo o futuro Centro de Formação das novas instalações servirá também para formação de Bombeiros oriundos de outros países que têm o trabalho dos bombeiros portugueses como um exemplo a seguir.

Na presença de José António Videira, Carlos Moedas garantiu que irá “trabalhar em conjunto, não olhando para o partido político, mas sim para as pessoas”. A obra está orçada em 17 milhões de euros e deverá ficar concluída em 2025.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close