Dossier

Lá vem a Marcha!

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERASob o tema “A Luz de Lisboa”, e acompanhados pela cantora Suzana e pelo apresentador José Figueiras, a Marcha da Penha de França reproduz, este ano, a Procissão do Ferrolho, uma tradição do passado da freguesia.

Quem passa à noite pela Escola D. Luísa de Gusmão, na Penha de França, não fica indiferente às cantigas que já se fazem ouvir. São as vozes dos marchantes da freguesia que, trajados em tons dourados, roxo e rosa, prometem dar toda a alma quando, nos próximos dias 8 e 12 de Junho, apresentarem, no Pavilhão Atlântico e na Avenida da Liberdade, a sua coreografia.

“O tema que escolhemos está relacionado com a situação geográfica privilegiada onde nos situamos e onde é possível ver toda a Lisboa  e toda a sua luz. Para além disso, e como é habitual, procurámos na história da freguesia algo que pudéssemos adaptar à nossa marcha e achámos a Procissão do Ferrolho”, explica José Carlos Mascarenhas, o ensaiador.

A Procissão do Ferrolho era um percurso nocturno, alegre e de batucadas, que se fazia na freguesia, e em que os participantes iam OLYMPUS DIGITAL CAMERAbatendo no ferrolho das portas para convidar os moradores a juntarem-se à festa. A procissão culminava ao pé da Taberna do Ferrugento, onde todos se juntavam para “beber uns canecos e fazer uma grande festa”.

Este ano, o Sporting Clube da Penha, responsável pela marcha, convidou para madrinha a cantora Suzana, uma escolha que, segundo o ensaiador, “era uma paixão antiga mas que ainda não se tinha concretizado devido à incompatibilidade de agendas”.

“Este é o primeiro ano em que sou madrinha nas marchas e é um orgulho poder sê-lo precisamente nesta marcha. O convite já tinha surgido anteriormente, mas infelizmente não o pude aceitar”, revela a cantora, que confessa estar nervosa com a estreia mas certa de que “será um dia em cheio”.

A Marcha da Penha de França procura, segundo José Mascarenhas, convidar todos os anos caras novas, que tenham ânsia em participar nesta grande festa, “para não ser sempre a mesma coisa”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, esteve presente num dos ensaios da marcha, no mês de Maio, juntamente com a autarca local, Elisa Madureira, e não deixou de felicitar todos os participantes da marcha e desejar-lhes muito sucesso.

A escassos dias das mais famosas festas de Lisboa, a Marcha da Penha de França está confiante e afirma que a sua principal chave para o sucesso é a união dos marchantes. “A marcha tem que valer pelo seu todo. O ponto forte da marcha está na união, na força e na alma dos marchantes. São eles que fazem com que a marcha valha o que vale”, conclui.

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close