Está já a ser construída uma nova ciclovia na Estrada do Desvio, na Ameixoeira. A obra teve início no dia 5 de Fevereiro e vai ligar as já existentes entre a Rua Alexandre Ferreira e o Parque Urbano do Vale da Ameixoeira.
As freguesias de Santa Clara e Lumiar ficarão ligadas por esta nova ciclovia de cerca de 1,7 km que liga estas localidades ao Campo Grande. Para complementar o uso destas vias será ainda alargada a rede pública de bicicletas partilhadas (as GIRA). Como afirma Carlos Silva, presidente da EMEL, empresa responsável pelas ciclovias em Lisboa, o objectivo é que “as estações da rede GIRA se estendam a todas as freguesias de Lisboa até final de 2024, de modo a garantir a possibilidade de chegar a uma estação em menos de 10 minutos a pé a partir de qualquer ponto da cidade. Um objectivo ambicioso que não basta proclamar. Antes é preciso criar as condições necessárias a que as pessoas possam usar a bicicleta como meio de transporte alternativo, confortavelmente e em segurança. Este novo troço é mais uma etapa na concretização desse objetivo”.
Esta obra da Estrada do Desvio terá ainda impacto nas ruas Alexandre Ferreira, Comandante Fontoura da Costa e Professor José Pinto Correia, contribuindo também para a melhoria da sinalização rodoviária e da acessibilidade às passadeiras, bem como para reorganizar o espaço de estacionamento existente, aumentando a oferta para 104 lugares.
Esta intervenção faz parte dos objectivos definidos pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito das Grandes Opções do Plano 2023-2027. Desde 2018 a EMEL já construiu 46 km de ciclovias na cidade de Lisboa.