Reportagem

Vitória Clube de Lisboa recebe Sporting Clube de Portugal

Vitória Clube de Lisboa com Sporting na Picheleira Beato 30-11-2013 (16)O Vitória Clube de Lisboa (VCL) continua a dar que falar na freguesia do Beato. Desta vez, porque a equipa de veteranos do clube defrontou a equipa de veteranos do Sporting Clube de Portugal no campo de jogos. O resultado final ficou-se pelos 4-2 a favor dos visitantes, um resultado que traduzia o cansaço visível nas caras dos jogadores do Vitória.

Depois da apresentação aos adeptos do novo Vitória Clube de Lisboa em Setembro, com o relvado sintético e as bancadas renovadas, a direcção do clube continua a cumprir a promessa de querer levar o Vitória a ser a velha glória que já foi em tempos.

Num jogo que teve assistência de vários adeptos e sócios do clube, que puxavam pelos jogadores quando a equipa adversária estava a ser superior, estiveram presentes vários dos membros mais antigos do clube. O sócio número quatro do clube, hoje Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube,  José Gonçalves, mostrou-se emocionado ao falar da história do clube.

“O Vitória sempre levou assistência a todos os lados onde ia jogar, os outros nunca trazem ninguém, referiu José Gonçalves, enquanto olhava para as cerca de três dezenas de adeptos presentes.

Hoje com pouco mais de 400 sócios, o Vitória Clube de Lisboa já contou com mais de 600 sócios e já foi campeão nacional de boxe, Vitória Clube de Lisboa com Sporting na Picheleira Beato 30-11-2013 (3)em 1982 e 1985, anos em que era o treinador Manuel Antunes  e o seccionista Joaquim Inglês. A equipa de atletas era composta por Luís Magalhães, Alfredo Galego e Manuel Fernandes e Fernando Silva, Humberto Ferreira, Alfredo Galego e João César, respectivamente em 1982 e 1985.

O VCL teve várias modalidades como atletismo, ténis de mesa e o grupo cénico. Chegou, também, a ter uma escola, “porque não havia mais nenhuma aqui perto. No final das aulas, os alunos arrumavam as carteiras e as cadeiras nos cantinhos para depois jogarmos ténis de mesa e sueca, enquanto o grupo cénico ensaiava no palco”, recordou José Gonçalves.

“A escola subsistia por si só, e todos os apoios que recebíamos, que era suposto irem para a escola, acabavam por ir para o futebol, porque esse desporto leva muito dinheiro”. Para se frequentar a escola, era preciso pagar 5 escudos ou ser filho de um sócio.

Hoje, o clube joga naquele campo que é arrendado à Câmara Municipal de Lisboa, que segundo José Gonçalves, investiu “cerca de 300 mil euros” para pôr o relvado. “O campo só não é nosso porque nos anos 50 não havia 1500 escudos para pagar pelo campo. O dono vendeu-o à Câmara e nós vamos pagando a renda. A nossa sorte é que temos sede própria”.

A equipa de veteranos é composta por pessoas que se encontram um pouco por todo o país, numa tentativa de reunir a equipa de juniores de há 25 anos. Com a equipa veio também o treinador, Jorge Pereira, que falou ao EXPRESSO do Oriente para recordar que “grande parte da equipa de veteranos, foram meus jogadores há 25 e 30 anos. Acompanhei a maior parte da equipa no percurso desportivo”.

Jorge Pereira recordou ainda que, com esta mesma equipa, chegou a ganhar por duas vezes o Torneio da Páscoa, “o único torneio de futebol na altura da Páscoa no país todo”, que era organizado pelo Vitória Clube de Lisboa. “Era uma barrigada de futebol durante três dias, das 8h da manhã às 9h da noite”.

Vitória Clube de Lisboa com Sporting na Picheleira Beato 30-11-2013 (36)Depois de cinco anos em que o campo esteve desactivado, o que se traduzia em meras actividades administrativas e sociais, com jogos na sede do clube, o Vitória voltou este ano a criar equipas de futebol: as escolinhas, os benjamins (entre os oito e os nove anos), os infantis, os iniciados e os, claro, veteranos, e tem ainda a academia de Fado, o cicloturismo, a ginástica, o zumba fitness, o ténis de mesa e ainda aulas de guitarra clássica.

A partir deste mês, o campo de jogos do Vitória vai ainda contar com jogos de futebol americano, com a recepção dos Lisboa Navigators, que se mudaram dos campos do Estádio Universitário de Lisboa, o que vai levar mais 70 sócios ao clube.

O Vitória Clube de Lisboa nasceu em 1944, na fusão entre o Picheleira Atlético Clube e o Bota Fogo Futebol Clube, e já tem a agenda preenchida até ao final da época com jogos contra os veteranos de outros clubes.

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

  1. É sempre com grande alegria que vejo noticias do meu bairro e muito principalmente do Grande Vitória.
    Os meus parabéns a quem tem feito muito pela divulgação deste grande clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close