Local

“New Lisbon” mostra a crise de habitação na cidade

Exposição de fotografia de Gonçalo Fonseca documenta crise de habitação em Lisboa

De 2 de Fevereiro e 4 de Março, a Galeria Santa Maria Maior recebe a exposição de fotografia “New Lisbon”, de Gonçalo Fonseca, trabalho premiado internacionalmente e que documenta a crise de habitação na capital portuguesa.

O primeiro trabalho de um português a receber o Leica Oskar Barnak Award, um dos prémios da fotografia documental mais importantes no mundo, “New Lisbon” narra o impacto que a incerteza habitacional tem na vida das pessoas mais vulneráveis em Lisboa. Gonçalo Fonseca documenta, desde 2019, no centro da cidade, os idosos que são vítimas de bullying imobiliário e ameaçados com despejo. Nos bairros periféricos, o fotógrafo segue mães solteiras que ocupam apartamentos vazios na esperança de dar uma vida melhor aos seus filhos. Este projecto de três anos é uma crónica exaustiva do falhanço de décadas de políticas habitacionais na capital.

Antes da pandemia começar, mais de 10 000 famílias já tinham perdido as suas casas na ci­dade de Lisboa. O investimento desregulado de capitais estrangeiros e a indústria do alojamento local, que aumentou 30 vezes nos últimos anos, a par dos baixos salários, criaram uma crise habitacional profunda na capital.

Em 2019, Lisboa era a cidade na Euro­pa e a quinta no mundo onde os seus habitantes tinham mais dificuldade em pa­gar a renda. Só no último ano, as rendas na capital portuguesa aumentaram 37% e a renda média atingiu os 2281 euros.

“New Lisbon” recebeu os prémios Leica Oskar Barnak Award – Newcomer (2020), Estação Imagem – Vida Quotidiana (2020), Yunghi Grant (2020) e foi finalista no Pictures of the Year (2021). Contou com exposições em Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Austrália e na Coreia do Sul.

Inaugura dia 2 de Fevereiro, na Galeria Santa Maria Maior, Rua da Madalena, 147.

A exposição estará patente até 4 de Março, de Segunda-feira a Sábado, das 15h às 20h.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close