Cultura

Museu de Arte Antiga anuncia restauro dos Painéis de São Vicente

A reabertura do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) a 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, tem como grande destaque a apresentação pública do espaço de restauro dos Painéis de São Vicente, considerada a peça mais importante no acervo do MNAA e da pintura portuguesa.

É neste Dia Internacional dos Museus, que o Museu Nacional de Arte Antiga reabre as portas ao público com um programa variado. São destaques a nova exposição temporária “A linha que fecha também abre”; a apresentação ao público de uma obra inédita de Domingos Sequeira; um concerto ao piano por Pedro Emanuel Pereira, à porta fechada mas transmitido ao vivo às 19h, na Antena 2; mas é a apresentação pública do espaço de restauro dos Painéis de São Vicente que marca o programa.

Os Painéis de São Vicente vão ser alvo de um processo de restauro, a iniciar a 1 de Junho próximo, com a presença in loco da equipa técnica, e a prolongar-se até 2022, de forma faseada para que possam continuar a ser visitados. Além da participação de conservadores do MNAA, fazem parte do projecto de restauro dois elementos contratados especificamente para esta intervenção, contando-se ainda com o apoio técnico do Laboratório José de Figueiredo e do Laboratório Hércules da Universidade de Évora. A reforçar a equipa, há também um grupo de consultores internacionais que inclui conservadores-restauradores e historiadores de arte da Universidade de Ghent (Bélgica), do Instituto Central de Restauro da Bélgica, da século XVI, registando a presença dos portugueses no Japão, Tentações de Santo Antão, de Bosch, exemplo máximo da pintura flamenga do início do século XVI, São Jerónimo, de Dürer, inovadora representação do Santo, e importantes obras de Memling, Rafael, Cranach ou Piero della Francesca. Destaque ainda para a Custódia da Bemposta, uma das mais ricas peças da ourivesaria barroca portuguesa, ou a escultura de Santa Ana Ensinando a Virgem a Ler, da autoria de Joaquim Machado de Castro, o mais importante escultor do período barroco português.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close