Local

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista Maria Argentina Pinto dos Santos faleceu esta segunda-feira, 18 de Novembro, aos 95 anos.

Nascida na Mouraria, Argentina Santos ficou célebre depois de lançar para a ribalta a casa de fados Parreirinha de Alfama, onde cozinhava. Certa vez, pediram-lhe pediram para cantar, fê-lo à desgarrada… e não mais deixaria de cantar o fado.

À data da sua morte, a fadista intérprete de “Chico da Mouraria” residia na Casa do Artista, tendo deixado os palcos em 2015. Antes, em 2009, tinha sofrido um acidente vascular cerebral.

Argentina Santos foi alvo de várias homenagens nacionais e internacionais, nomeadamente através de uma exposição a si dedicada no Museu do Fado, em 2010 (“Argentina Santos – Não sei se Canto se Rezo”), do espectáculo “Gosto da Parreirinha” no Centro Cultural de Belém, em 2015, ou de comendas como a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa, em 2010, o prémio “Carreira” atribuído pela Fundação Amália Rodrigues, em 2005, o diploma de Sócia de Mérito da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado e a condecoração com a comenda da Ordem do Infante, em 2013, atribuída pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close