Reportagem

ModaLisboa 2019

A 53.ª edição do ModaLisboa, com o tema “Collective”, decorreu de 17 a 20 de Outubro no Campo de Santa Clara.

Foi a primeira vez que as antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército se abriram para acolher um evento desta dimensão, numa ligação ao mundo da moda que poderia à partida parecer pouco intuitiva, mas que se revelou um sucesso.

Numa edição em que a ModaLisboa e o Portugal Fashion se reuniram em parceria, inspirando o tal mote “Collective” (“Colectivo”), Alexandra Moura, Carlos Gil e Luís Onofre assinaram alguns dos desfiles.

Mas houve muito mais do que passerelles com as criações dos estilistas. Logo no primeiro dia, uma “WorkStation” (“Posto de Trabalho”) foi instalada no Palácio Sinel de Cordes, também no âmbito da Trienal de Arquitectura de Lisboa, com um conjunto de seis designers em destaque.

Seguiram-se as “Fast Talks” (“Conversas Rápidas”) no Mercado de Santa Clara, onde participaram representantes de vários sectores da moda internacional, debatendo sobre a educação para a sustentabilidade e para um sistema de produção circular, que garanta uma nova vida para os produtos utilizados. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, esteve presente neste momento.

 

Nos três dias seguintes, o evento teve o seu epicentro nas antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, com muitos desfiles, exposições e performances, muitas cores e muito estilo, bem como um grande número de caras famosas sentadas na primeira fila e a circularem pelas salas, debitando selfies no Instagram.

Além do amplo espaço das Oficinas, a ModaLisboa 2019 também esteve no Jardim das Laranjeiras (“Happening by APPICCAPS”), no Colectivo 284, na Rua das Amoreiras (Olga Noronha) e no adro do Panteão Nacional (Carolina Machado), beneficiando do facto de a chuva e a tempestade terem chegado apenas um dia depois, já na segunda-feira…

Feitas as contas, foram  37 coleções e 22 desfiles, sete designers na plataforma “LAB”, seis na “Workstation”, 10 seleccionados para Sangue Novo e quatro dias de muita moda em Lisboa.

Toda a informação sobre os criadores e onde encontrar as colecções está disponível no site da ModaLisboa. Não lhe vamos indicar as tendências para a próxima estação… porque disso não percebemos nada!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close