Reportagem

“Miúdos” do Bairro da Encarnação em alegre confraternização

resized_Juventude Anos 50-60 (6)Quem não os conhecer pode não perceber porque se chamam a si próprios “miúdos”… Mas eles voltaram a provar o seu argumento: mais um ano, mais um almoço para celebrar a “juventude”!

Na Quinta do Bretão, em Caneças, 70 anos depois da criação do Bairro da Encarnação, encontraram-se “jovens” vindos de Norte a Sul do país, sendo que muitos deles não se viam há décadas.

O grupo reúne as pessoas que viveram ou de qualquer modo frequentaram o Bairro da Encarnação nos anos das décadas de 50 e 60. Todos os anos, realiza-se um almoço de convívio em que reina o espírito de confraternização, trocam-se palavras que evocam alguma nostalgia e saudade e partilham-se memórias de tempos passados.

resized_Juventude Anos 50-60 (10)Fernando Perfeito, um dos organizadores do evento, refere ao nosso Jornal a atitude na ordem do dia: “a irreverência de continuar a ser jovens pelo menos enquanto estivermos juntos!”. Esta foi mais uma edição de um almoço que já acontece anualmente há 40 anos, e que já chegou a contar com mais de 200 pessoas. Este ano compareceram 114 convivas e “é engraçado notar que continua a vir gente pela primeira vez”, nota Fernando Perfeito.

Um dos tais encontros inesperados aconteceu com Maria Helena, 81 anos: “estive ainda agora a falar com um amigo de infância, com quem brinquei muitas vezes no quintal quando éramos miúdos, e que não via há quase 70 anos!”, conta-nos com alegria. “Este é que é o espírito de amizade e de confraternização que marca o nosso bairro”, conclui.

resized_Juventude Anos 50-60 (11)Um dos momentos altos da tarde foi a projecção de um conjunto de imagens antigas do Bairro da Encarnação. A imagem que suscitou mais emoções foi a do antigo telheiro da Alameda da Encarnação, que quando foi removido motivou o surgimento de petições para a sua reposição… sem sucesso. Hoje, no mesmo local, encontramos uma estátua de João Ferreira do Amaral, ilustre militar e governador de Macau…

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close