CulturaLocal

“O Desenho da Luz” no Museu Nacional do Azulejo

desenho da luzO Museu Nacional do Azulejo inaugura esta quarta-feira, dia 18 de Maio, a exposição “O Desenho da Luz”, de Miguel Arruda.

“O Desenho da Luz” é uma exposição temporária composta por candeeiros e sistemas de iluminação desenhados pelo arquitecto Miguel Arruda com recurso ao azulejo e à cortiça.

“A exposição “O Desenho da Luz” do arquitecto Miguel Arruda reflecte sobre um dos aspectos essenciais da cerâmica, neste caso o azulejo, que é o facto de captar e difundir a luz através da sua superfície vidrada. O arquitecto Miguel Arruda trabalhou este aspecto fundamental e, de certo modo, subverteu-o. Ao aplicar azulejos a candeeiros e outros sistemas de iluminação, o azulejo funciona como ecrã, um espaço de sombra que quebra, onde se encontra aplicado, a projeção da luz. Deste modo, o azulejo mantêm o seu carácter decorativo, mas ao invés de captar o mundo que o rodeia, ao permanecer em contra-luz, permite que a sua capacidade refletora fique restrita, possibilitando que possamos observar melhor a sua superfície e os motivos que nele se inscrevem”, refere o MNAz em comunicado.

“O projecto, desenvolvido pela firma Exporlux, teve ainda um outro enfoque, a utilização da cortiça em sistemas de iluminação, também desenvolvidos pelo arquitecto Miguel Arruda. Assim, associando a objectos com revestimento de azulejos outros, onde é empregue a cortiça, cria-se uma linguagem estética que emprega matérias identitárias do espaço português”, termina a apresentação.

A exposição é inaugurada pelas 19 horas e estará patente de 19 de Maio a 31 de Julho no Museu Nacional do Azulejo, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close