Início » Local, Nacional, Outras » Metro: 52 estações com acessibilidade plena em 2023

De acordo com a administração do Metro de Lisboa, haverá 52 estações com acessibilidade plena em 2023. A garantia foi dada perante o Presidente da República.

Foi enquanto decorria uma acção de sensibilização para os obstáculos que as pessoas com mobilidade reduzida têm de enfrentar que um director da empresa anunciou a novidade.

Actualmente, são 38 as estações dotadas de elevadores e, portanto, com acessibilidade plena. Até 2020 serão mais seis, incluindo a Cidade Universitária, e até 2023, mais oito, elevando o total para 52 das 56 estações do mapa do Metro.

As afirmações foram feitas perante a narração de um caso de um portador de deficiência que não frequenta a universidade porque nem todas as estações possuem elevadores.

A acção de sensibilização foi promovida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fez um périplo pela Baixa de Lisboa, acompanhado por membros da Associação Salvador e vários cidadãos com deficiência motora, em cadeiras de rodas, além da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

A secretária de Estado, que é invisual, recordou aos membros que integravam a comitiva a alteração legislativa que introduziu a aplicação de coimas no caso de incumprimento das normas relativas à acessibilidade.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!