Local

Mercado Social Digital

No âmbito de um projecto-piloto, três escolas de Lisboa concorrem entre si para ver qual tem o comportamento mais sustentável.

A Sala do Arquivo do edifício dos Paços do Concelho foi o palco escolhido para o lançamento do novo Mercado Social Digital na app Sharing Lisboa, que a Câmara Municipal de Lisboa descreve como “uma experiência-piloto ao nível europeu, que promove comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, através de um conjunto de benefícios e recompensas que une o cidadão, a comunidade escolar e o comércio local em torno de uma causa comum”.

A cerimónia decorreu esta sexta-feira, dia 9 de Novembro, e contou com a presença do vereador da Estrutura Verde e da Energia, José Sá Fernandes.

Através da app Sharing Lisboa, as comunidades escolares da EB 2,3 Nuno Gonçalves, EB 2,3 Manuel da Maia e EB 2,3 das Olaias vão tentar amealhar pontos adoptando comportamentos sustentável como andar a pé, usar a bicicleta ou frequentar o comércio local.

Há um prémio final à espera da escola que angariar mais pontos e que será, por isso mesmo, a escola com maior nível de eficiência energética de entre o conjunto das três.

O objectivo da iniciativa é também o de divulgar a plataforma onde qualquer pessoa se pode registar, bastando para isso fazer o download da app.

O Sharing Lisboa desenvolve-se no âmbito do Programa Sharing Cities, financiado pela União Europeia, que une municípios, cidadãos e empresas em Lisboa, Londres e Milão, com o objectivo de aumentar a qualidade de vida nas cidades e contribuir para a sustentabilidade local.

Em Lisboa o Programa Sharing Cities é implementado por um consórcio constituído pela Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa E-Nova, Instituto Superior Técnico, Reabilita, CEiiA, EDP Distribuição, Altice Labs e EMEL.

Ver mais

Artigos relacionados

Close