DestaqueNacionalOutras

Sete pontes de Lisboa lembram Mandela

resized_ponte vasco da gamaDurante todo o dia desta segunda-feira, dia 18 de Julho, sete pontes em Lisboa comemoram os valores da justiça, da solidariedade e da paz, através da figura de Nelson Mandela.

Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) e que se integra nas comemorações internacionais do Dia Mandela.

As acções simbólicas, levadas a cabo por jovens da Academia Ubuntu oriundos de contextos desfavorecidos, vão ter lugar nos seguintes pontos da cidade de Lisboa: Ponte 25 de Abril, Ponte Vasco da Gama, Aqueduto das Águas Livre, Viaduto Duarte Pacheco e nas pontes pedonais na Avenida Brasília, na Rua Marquês da Fronteira e no Bairro do Rego. Os condutores ou transeuntes vão, ao longo do dia, deparar-se com placas a recordar Mandela ou receber postais com frases do histórico líder sul-africano e Prémio Nobel da Paz. Estes postais são distribuídos nas  estações de comboio do Cais do Sodré, Entrecampos, Sete Rios, Roma/Areeiro e Pragal.

Rui Marques, presidente do IPAV, explica que o tema deste ano se deve à necessidade de construir pontes, numa altura em que o contexto mundial e europeu está marcado pela fragmentação e pelo conflito.

 

A Academia Ubuntu é um projecto de educação não formal para capacitação de jovens com potencial de liderança, provenientes de contextos vulneráveis da grande Lisboa e do grande Porto, ou disponíveis para trabalhar nesses contextos, segundo Rui Marques. “Ubuntu” significa em zulu “Eu sou porque tu és”.

A Academia vai este ano na sua terceira edição, contando com o apoio de várias fundações e parceiros, e tem vindo a celebrar ao longo dos últimos anos o Dia Mandela, instituído pela Organização das Nações Unidas. Os 80 jovens que terminam este ciclo de formação de dois anos vão receber no Dia Mandela os seus diplomas.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close