Destaque

Marvila tem a primeira Floresta Rápida de Lisboa

Está a nascer a primeira Floresta Rápida em Lisboa, fica no Parque da Bela Vista, em Marvila, e promete fazer a diferença na preservação do planeta.

São 2.500 metros quadrados de uma floresta plantada maioritariamente por voluntários onde 70 por cento das árvores foram cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa através do seu programa de reflorestação que pretende tornar a cidade mais resistente às alterações climáticas.

O projecto é da Urbem, uma organização que, em conjunto com a autarquia local, promove o crescimento deste tipo de floresta composta de espécies nativas e que se prevê atingir a sustentabilidade total em três anos, absorvendo 265 por cento mais carbono do que os métodos tradicionais de reflorestação.

O Parque Urbano do Vale da Montanha, local onde ficará instalada a mini floresta, alberga já diverso equipamento de lazer, tem caminhos pedonais ligados à rede de percursos e corredores do Parque da Bela Vista, Olaias e Areeiro, e é servido também por uma ciclovia que atravessa toda a zona.

Usando o chamado “método Miyawaki”, esta mini floresta irá ainda proporcionar habitats para inúmeras espécies locais e funcionar como um conjunto de polos comunitários para a educação ecológica, arte, teatro e eventos.

Recorde-se que o Parque da Bela Vista é a segunda maior área verde da cidade de Lisboa, logo a seguir ao Parque Florestal do Monsanto.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close