Destaque

Lisboa inaugura Unidade Municipal de Emprego e Autonomia

Em Marvila, no Bairro do Armador, há um novo espaço dedicado ao apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, é a Unidade Municipal de Emprego e Autonomia (UMEA), um projecto que visa garantir estabilidade habitacional e um processo mais confortável de integração no mercado de trabalho.

A UMEA situa-se na Avenida Vergílio Ferreira, Lotes 769 a 771, é gerida pela associação Crescer na Maior, tem capacidade para 15 pessoas, funciona 24 horas por dia e está vocacionada para pessoas que trabalham mas que não têm onde regressar para descansar, fazer a sua higiene ou refeições.

Sendo a habitação o principal factor de estabilidade profissional, física e emocional, o objectivo é que as pessoas em situação de sem-abrigo encontrem neste espaço a “sua casa” e tenham ali um ponto de partida para uma boa integração no mercado de trabalho, por forma a conseguirem prosseguir o seu caminho de reintegração na sociedade com a motivação necessária para se tornarem autónomas.

Este projecto de apoio social surge no âmbito do Plano Municipal para a Pessoa em Situação de Sem-Abrigo e, para além de garantir suporte habitacional, oferece acompanhamento psicossocial, alimentação, higiene e lavandaria. O apoio dado a cada beneficiário terá a duração máxima de seis meses.

A inauguração, no dia 15 de Março, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas; da vereadora dos assuntos sociais, Sofia Athayde; do presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira e com os representantes das diversas entidades parceiras.

Carlos Moedas, presidente da CML, afirmou que a prioridade em Lisboa passa por garantir a dignidade das pessoas que ali encontram um rumo para as suas vidas. “Só conseguimos mudar esta situação se conseguirmos olhar para a prevenção, para a intervenção e para a inserção das pessoas. Não basta ter tecto, é preciso ter a dignidade do trabalho, para que essas pessoas voltem a estar integradas”.

Este novo equipamento social de Lisboa conta com a parceria de entidades privadas que colaboram na integração das pessoas no mercado de trabalho.

 

FOTO JFM/CML

 

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close