Sociedade

Marvila homenageia três figuras em azulejo

A Rua Luiz Pacheco, em Marvila, exibe orgulhosamente dois murais de azulejos que prestam homenagem a três nomes ligados à freguesia e ao Bairro das Amendoeiras.

Luiz Pacheco, Ilídio de Sousa e Vítor Rolo são as figuras que mereceram uma homenagem perene no espaço público da cidade, em resultado de um projecto vencedor do Orçamento Participativo de Marvila.

No dia 6 de Julho, mais de 50 pessoas estiveram presentes na cerimónia de inauguração dos painéis de azulejos, com destaque para o filho do escritor Luiz Pacheco (com o mesmo nome), o genro do poeta Ilídio de Sousa, em representação da filha, e Dulce Rolo, filha de Vítor Rolo.

Depois de se ouvirem dois fados escritos por Ilídio de Sousa, na voz da fadista também filha do bairro Sara Correia, o actor convidado José Martins leu com tal alma um excerto de Luiz Pacheco intitulado “O que é o neo-abjeccionismo” que se abateu um silêncio quase extasiado para escutar cada palavra que saía da sua boca.

Seguiram-se breves palavras do presidente da AMBA – Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras, Manuel Saraiva, e da vogal da Junta de Freguesia de Marvila, Susana Guimarães, até que chegou o momento de os familiares dos homenageados descerrarem os dois painéis de azulejos e se dar por encerrada a sessão.

Concretizado que está o primeiro projecto vencedor do OP de Marvila, fica o desafio a todos os marvilenses de votarem na edição deste ano da iniciativa participativa e ainda um outro convite, feito pelo actor José Martins, para que cada um procure conhecer melhor a obra deixada por Luiz Pacheco, que o próprio considera “um dos melhores autores portugueses da segunda metade do século XX”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close