Destaque

Marvila comemora 60 anos

A Freguesia de Marvila celebrou com uma sessão solene o seu 60.º aniversário, dando o pontapé de saída para um programa de comemorações que se estenderá ao longo de um ano.

A sede da Junta de Freguesia de Marvila estava apinhada para a cerimónia em que participaram as forças vivas da Freguesia, com destaque para o executivo liderado por José António Videira e os eleitos da Assembleia local, mas também representantes dos clubes e colectividades, além de muitos moradores. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e a presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, também marcaram presença neste momento especial.

Tudo começou com o hastear da bandeira, um gesto que contou com a participação de um conjunto de crianças e que foi animado pelas vozes e instrumentos musicais de muita gente da terra.

Já no interior do edifício, José António Videira fez do seu discurso um elogio dos marvilenses, na pessoa do senhor “Henrique da Farmácia”, partindo da sua história de vida para destacar os elementos do brasão da Freguesia, como os carris e a roda dentada. A procura de trabalho e de uma vida em Lisboa trouxe pessoas de muitas proveniências para Marvila, que se foram fixando e constituindo família no território. Traçando o paralelo com esse passado, o desejo expresso pelo autarca é que todos possam olhar para a Freguesia e dizer: “Marvila, o futuro mora aqui”.

Por seu turno, Fernando Medina, agradeceu aos marvilenses o empenho nas comemorações e voltou a expressar uma ideia já recorrente nas suas intervenções nesta freguesia: a de que o desenvolvimento e crescimento da cidade de Lisboa passa inevitavelmente pela revitalização da zona oriental em geral, e de Marvila em particular. O edil destacou a intervenção da Câmara no espaço público e na criação de condições para a fixação de nova população, colocando a tónica no potencial que a freguesia tem para funcionar como um pólo de atracção das classes médias, unindo a zona ribeirinha do Parque das Nações ao Centro de Lisboa.

Fernando Medina também não deixou de abordar a questão do novo hospital, prometido há muito mas ainda distante da data de abertura, referindo o empenho da Câmara no andamento do processo, e prometeu a requalificação do espaço público em todos os bairros de Marvila, em parceria com a autarquia local.

O dia festivo prolongou-se com um conjunto de actuações musicais e não só, transferindo-se do edifício da Junta de Freguesia para o auditório da Escola Secundária D. Dinis.

Parabéns, Marvila!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close