Local

Martim Moniz já tem projecto

Será o "Jardim do Mundo"

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) apresentou, no dia 5 de Fevereiro, o projecto para a nova Praça Martim Moniz. A sessão decorreu no Hotel Mundial, ali situado, e serviu também para a recolha de sugestões e contributos a considerar na obra. O projecto é de Filipa Cardoso de Menezes & Catarina Assis Pacheco – Arquitetura Paisagista e foi o vencedor do concurso público internacional que decorreu de Março a Junho de 2023.

“Jardim do Mundo” é o nome do projecto vencedor que vai dar uma nova imagem à Praça Martim Moniz e que pretende realçar a história do local, dando destaque ao património histórico da Cerca Fernandina e da Porta da Mouraria, uma das portas da cidade medieval. À equipa de arquitectas, juntaram-se engenheiros e botânicos para que o resultado seja um espaço que recupere o “vale fértil” que em tempos ali existiu, com vegetação típica do nosso país mas acrescentando também plantas que existem nos países de origem das pessoas que habitam a envolvente da praça.

Joana Almeida, vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa destacou a participação pública da população e acredita que ficou expresso o desejo de um novo jardim para o centro da cidade “com a melhoria da circulação rodoviária, a redução do ruído, a promoção da acessibilidade pedonal e o aumento da segurança” e onde não ficou esquecido o respeito pela cultura, pelos diferentes usos e costumes dos que ali vivem ou trabalham.

A circulação de trânsito irá ser redefinida, segundo dados da CML, cerca de metade da praça será dedicada aos peões, 38% fica reservada à rodovia, 9% terá vegetação e 3% do espaço será ocupado por ciclovia.

No próximo mês de Março, serão expostos na Praça todos os projectos que estiveram a concurso.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close