DossierLocalOutras

Sistema TicketCheck vai detectar passageiros sem bilhete

carris-711A Carris vai pôr em acção um sistema-piloto de detecção de passageiros sem bilhete chamado “TicketCheck”.

O sistema de prevenção à fraude foi desenvolvido por uma empresa Portuguesa, a Outmind, com origem na área de I&D Universitária, e pretende dissuadir a fraude através de um equipamento electrónico, denominado TicketCheck.

Este equipamento inovador emite um alerta sonoro e visual ao passageiro que não valida correctamente o título de transporte. A Carris já possui um sistema de alerta que acende uma luz vermelha quando o título de transporte não é obliterado ou já se encontra caducado; contudo, é relativamente discreto e é possível de ludibriar, por exemplo não apresentando qualquer título de transporte.

O novo sistema, que foi apresentado esta segunda-feira, dia 14 de Novembro, é um sinal do esforço da transportadora rodoviária para reduzir a fraude a bordo dos seus veículos. Estará a funcionar a título experimental até ao final do ano em quatro autocarros da carreira 711.

Durante os primeiros dias deste projecto-piloto, “as carreiras irão funcionar com agentes de sensibilização, no sentido de apresentar e esclarecer os clientes sobre o funcionamento do equipamento”, esclarece a Carris.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close