Cultura
Maria do Céu Guerra regressa ao Parque Mayer
Maria do Céu Guerra regressa ao Parque Mayer, onde se estreou aos 27 anos no teatro de revista, acompanhada do neto, Vasco Lello, e de um elenco de actores apostados em “tirar a poeira” a Camões. Este encontro entre o passado e o presente acontece no contexto da digressão da peça “Amor é um fogo que arde sem se ver” em cena, entre 13 e 16 de Março, no Teatro Variedades.

A actriz e encenadora Maria do Céu Guerra, nascida em Lisboa, estreou-se no Teatro ABC, no Parque Mayer, em 1970, com a revista “Alto lá com elas”, à qual se seguiu “…E o Zé faz tudo!”, no Teatro Variedades, entre outros espectáculos em que aqui participou. Aquela que é uma das maiores e mais premiadas actrizes portuguesas da história do Teatro, sempre demonstrou a sua vontade de assistir ao renascimento do Parque Mayer, espaço artístico e cultural tão marcante da cidade, onde trabalhou, mas também do qual usufruiu.
Aos 81 anos, Maria do Céu Guerra continua a trabalhar com grande intensidade no teatro e na televisão. Agora, volta finalmente a pisar o palco do renovado Teatro Variedades. Este tão aguardado regresso acontece entre 13 e 16 de Março, por ocasião da digressão da peça d’A Barraca, “Amor é um fogo que arde sem se ver”, que tem colhido elogios do público pelas cidades onde tem passado, desde a sua estreia a 6 de Setembro de 2024.
Com dramaturgia e encenação partilhada com Hélder Mateus da Costa, direcção musical e temas originais do maestro António Vitorino d´Almeida, este espectáculo assinala os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. Trata-se de uma reescrita modernizada do texto camoniano, com uma linguagem acessível ao público dos nossos dias, sem cargas poeirentas e ultrapassadas, para dar a conhecer o Poeta em toda a sua grandeza e independência.
Além de Maria do Céu Guerra, o elenco conta com os actores Adérito Lopes, Beatriz Dinis e Silva, Érica Galiza, Gil Filipe, Luís Ilunga, Manuel Petiz, Maria Baltazar, Rita Mendes Nunes, Samuel Moura, Sérgio Moras, Teresa Mello Sampayo e Vasco Lello, neto da atriz, que tem desde cedo o teatro no seu ADN. O jovem actor tem participado regularmente em peças d’A Barraca. Em televisão, integrou o elenco da série “O Clube” da SIC, ao longo de três temporadas, e projectos na RTP.
AMOR É UM FOGO QUE ARDE SEM SE VER… – TEATRO VARIEDADES – Parque Mayer, Lisboa
13 a 16 de Março | Quinta às 20h; Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 16h
Duração: 120 min. | Classificação etária: M/12 | Bilhetes: 12€-17€ à venda na bilheteira do Teatro Variedades e na Blueticket | Desconto de 20% pessoas para com necessidades específicas (acompanhante gratuito), maiores de 65 e menores de 25 anos.