Início » Cultura, Local, Nacional » Manuel Alegre recebe Prémio Camões

Manuel Alegre recebeu no dia 2 de Fevereiro o Prémio Camões 2017, numa cerimónia que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda.

Entre os presentes na sessão que teve lugar na Sala D, João VI contaram-se o primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o ex-Presidente da República António Ramalho Eanes, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e outras personalidades de relevo, como o escritor Mia Couto ou o embaixador do Brasil em Lisboa, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

A carreira literária de Manuel Alegre estende-se ao longo de mais de 50 anos, sendo-lhe amplamente reconhecido o historial de intervenção cívica e política, incluindo uma candidatura à Presidência da República.

Na obra literária, ganham destaque os livros “A Praça da Canção” e “O Canto e as Armas”, que marcaram a sua postura de combate contra a censura, a guerra colonial e a ditadura do Estado Novo.

Manuel Alegre reconheceu-se como herdeiro da tradição de “cantor da liberdade”, agradeceu o prémio aos leitores e defendeu a literatura e a poesia como “território de resistência contra o pensamento único e em defesa da liberdade”.
A sessão não terminou sem que fossem interpretados dois poemas seus pela voz da fadista Maria Ana Bobone.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!