Destaque

Manifesto “Lisboa Precisa” contra situação do urbanismo

Há um movimento novo que protesta contra o estado em que se encontra o urbanismo na cidade de Lisboa. Chama-se “Lisboa Precisa” e assume-se como movimento orgânico e apartidário.

A iniciativa surgiu por iniciativa de Fernando Nunes da Silva, professor do Instituto Superior Técnico e antigo vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, que em conjunto com outros primeiros signatários do movimento decidiu partir para a acção.

Os signatários contestam aquilo que apelidam de “aberrações” na cidade, de que são exemplos a torre de Picoas, os edifícios de serviços previstos para a Praça de Espanha e o edifício do quarteirão da Portugália, sendo que este último acabou por ser a gota de água que precipitou a criação do movimento. Para o “Lisboa Precisa”, os lisboetas estão a ser expulsos da cidade, cada vez mais destinada aos ricos e aos turistas.

A apresentação decorreu no dia 28 de Julho, no Fórum Lisboa, sede da Assembleia Municipal. No primeiro dia de Agosto, o manifesto já tinha sido assinado por 125 pessoas e a página de Facebook criada com o mesmo nome já contava com 1000 “gostos”.

O plano do movimento é lançar um ciclo de debates sobre “os grandes temas da cidade”, mas apenas depois das eleições legislativas de Outubro.

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close