DestaqueDossier

Mais rampas nas estações do Metro

O Metropolitano de Lisboa disponibiliza mais 32 rampas amovíveis para acesso aos comboios nas suas estações, para um total de 38.

Passam a ser 38 estações com acessibilidade plena, de acordo com a informação prestada pela própria empresa, Metropolitano de Lisboa.

As rampas amovíveis são um equipamento destinado apenas aos clientes com mobilidade reduzida, que se deslocam em cadeiras de rodas eléctricas. O objectivo, como é evidente, é o de atenuar o desnível existente entre o comboio e o bordo do cais, permitindo uma maior acessibilidade na deslocação dos utilizadores destes equipamentos.

Segundo o Metro, as rampas encontram-se disponíveis nas estações que estão dotadas de elevadores, passando a ser 38 o número de estações das quatro linhas do Metro a permitir uma acessibilidade plena. no cumprimento do previsto no Plano de Desenvolvimento Operacional da Rede, em implementação até 2023.

São elas:

Linha Azul: Reboleira, Amadora Este, Alfornelos, Pontinha, Carnide, São Sebastião I, Marquês de Pombal I, Restauradores, Baixa-Chiado, Terreiro do Paço e Santa Apolónia;

Linha Amarela: Odivelas, Senhor Roubado, Ameixoeira, Lumiar, Quinta das Conchas, Saldanha I, Marquês de Pombal II e Rato;

Linha Verde: Telheiras, Alvalade, Roma, Alameda I, Rossio, Baixa-Chiado e Cais do Sodré;

Linha Vermelha: Todas – Aeroporto, Encarnação, Moscavide, Oriente, Cabo Ruivo, Olivais, Chelas, Bela Vista, Olaias, Alameda II, São Sebastião II e Saldanha II.

(De notar que o Metro contabiliza duas vezes as estações que são simultaneamente de duas Linhas)

O comunicado termina referindo que “os clientes que necessitem de recorrer a este tipo de equipamento devem dirigir-se, na entrada da estação, a um agente ao serviço do Metro, solicitando o apoio necessário, o qual despoletará internamente todos os meios necessários para que, na estação de saída, o cliente tenha já à sua espera, outro agente do Metro com a rampa para a saída do comboio”.

Ver mais

Artigos relacionados

Close