DestaqueDossierNacional

Centro da UNESCO em Sintra

resized_sintraSintra vai receber a criação de um Centro UNESCO, destinado a promover os valores da paz, do diálogo e dos direitos humanos.

No âmbito das comemorações dos 70 anos da Organização das Nações Unidas, a Câmara Municipal de Sintra assinou um protocolo para a criação de um novo Centro UNESCO na vila.

A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu na semana passada e incluiu um minuto de silêncio decretado pelo presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, em memória das vítimas dos atentados terroristas.

A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Conta com cerca de 4000 centros em todo o mundo, dos quais 41 no território português.

O novo Centro UNESCO assinala a escolha Sintra para acolher as comemorações portuguesas dos 70 anos da organização e os seus 20 anos de classificação como Paisagem Cultural. Segundo Basílio Horta, o equipamento vai “contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre povos e difundir a informação da UNESCO a nível local”.

A presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Ana Martinho, sublinhou a necessidade de reafirmar e interiorizar os nossos valores, no rescaldo de uma semana de atentados que deixaram o mundo chocado.

Já o presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins, destacou o papel fundamental da UNESCO no diálogo entre culturas e civilizações”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close