DestaqueDossierLocalSociedade

Nova ponte pedonal e ciclável em Lisboa

Ponte GalpO presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, chegou de bicicleta a Telheiras para a inauguração da ponte pedonal e ciclável sobre a 2.ª circular. Não sabemos se veio de longe mas, de qualquer forma, o acto era simbólico e pretendeu assinalar a abertura ao público de uma “obra de arte” – palavras do autarca – que muita falta fazia à Segunda Circular e que aproxima as freguesias de Lumiar, Carnide e São Domingos de Benfica, colocando em segundo plano o uso de automóvel entre aquelas localidades.
Esta nova infraestrutura lisboeta faz parte dos mais de 60 km da rede de percursos de corredores pedonais e cicláveis já existentes por toda a cidade e decorre de um concurso de ideias lançado pela Galp em 2009 sob o tema “Pontes para um futuro mais positivo”. O projecto é da autoria de Telmo Cruz e Maximina Almeida e foi executado por Adão da Fonseca.
António Costa, que na cerimónia decorrida a 14 de Fevereiro, afirmou que a capital tem “uma rede de ciclovias de lazer como poucas cidades na Europa”, inaugurou a nova ponte juntamente com o vereador responsável pelo pelouro da Estrutura Verde, Sá Fernandes, e com Palha da Silva, vice-presidente da comissão executiva da Galp. Presentes estiveram também os presidentes das juntas de freguesia de Carnide, Lumiar e São Domingos de Benfica, bem como diversos membros do executivo camarário, habitantes das freguesias contempladas e das freguesias vizinhas e também ciclistas para quem a obra é uma mais-valia para a sua actividade.
O desafio lançado pela CML é que depois de as cidades terem levado cinquenta anos a adaptar-se ao automóvel, consigam agora adaptar-se a viver sem ele…

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close