Reportagem

“Magical Garden” traz as mil e uma noites ao Palácio de Queluz

O espectáculo imersivo ao ar livre “Magical Garden” está de regresso para iluminar as noites deste Verão. Com uma nova edição dedicada à magia das Mil e Uma Noites, “Magical Garden Aladdin Sintra”, será apresentado em antestreia no dia 28 de Junho, no Jardim Novo do Palácio Nacional de Queluz, pelas 21h, abrindo de seguida ao público, às 21h30.

Num exótico ambiente de reis e princesas onde história, literatura e tecnologia se cruzam, personagens como Aladdin, a Princesa Jasmine e o Génio da Lâmpada, interpretadas por Igor Lima, Jasmin Andreia Brasil e Quimbé, guiam os visitantes, sob a forma de hologramas, por um universo de cor e fantasia pautado por instalações imersivas e interactivas.

Na iniciativa, desenvolvida pelo ateliê OCUBO em parceria com a Parques de Sintra, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, será possível, por exemplo, entrar num túnel de luz que, à medida que é percorrido, proporciona a ilusão de “viajar” no tapete voador de Aladdin, pedir desejos ao Génio da Lâmpada através de uma instalação de realidade aumentada ou assistir a um impressionante leque de água com cerca de 10 metros de largura.

Em “Magical Garden Aladdin Sintra”, o exuberante fogo de artifício e as lanternas tradicionais que caracterizam a história do Jardim dão agora lugar a efeitos e instalações multimédia de última geração que criam ambientes sonoros e visuais surpreendentes, e que prometem, tal como há dois séculos atrás, deslumbrar os visitantes, recriando o ambiente de festa e lazer que caracteriza a utilização deste espaço natural. O tema do espetáculo apresenta também ligações ao legado histórico e cultural do Jardim: as Mil e Uma Noites, onde se insere o conto de Aladdin, assumiram-se como uma leitura frequente desde a tradução do árabe para o francês no início do século XVIII.

Através de uma cuidada combinação de esculturas luminosas, video mapping, realidade aumentada e instalações interativas, será possível redescobrir e vivenciar este espaço de uma forma totalmente nova, e mergulhar, com todos os sentidos, no imaginário de Aladdin.

A história é contada através de hologramas que dão vida às personagens principais, num percurso noturno de cerca de 1km que coloca o público no centro de toda a acção, tornando-o parte integrante da história.

Segundo Nuno Maya, Diretor Criativo do ateliê OCUBO, “Visitar o Magical Garden Aladdin Sintra é entrar num mundo completamente novo, onde ambientes que existiam apenas na nossa imaginação se tornam, de repente, reais. É uma envolvente onde miúdos e graúdos têm não só a oportunidade de explorar um espaço de inegável importância histórica, de uma forma diferente e muito mais próxima, como de serem, por uma noite, companheiros de aventura de Aladdin, de caminharem a seu lado e de verem o mundo pelos seus olhos, ampliando os seus horizontes e criando memórias inesquecíveis.”

Sofia Cruz, presidente do conselho de administração da Parques de Sintra, garante que “O Palácio Nacional de Queluz é um palco excecional para este evento. Edificado durante o século XVIII, juntamente com os seus jardins, sempre esteve vocacionado para o lazer e para todo o tipo de entretenimento da corte e da alta sociedade da época. Um labirinto, um canal onde circulavam gôndolas, fontes e lagos com jogos de água, uma casa de ópera e até uma pequena praça de touros, são apenas alguns exemplos de elementos que compunham um cenário de sonho e de festa, onde pontuava também o imaginário “exótico”, que nesse tempo frequentemente se confundia com “oriental”. Para este fascínio pelo oriente contribuiu também, certamente, a disseminação nas cortes europeias, durante todo o século XVIII, da versão traduzida para francês da obra “As Mil e Uma Noites”, que revelou ao Velho Continente a personagem Aladino.”

“A Parques de Sintra, entidade gestora do monumento, associa-se a este evento no âmbito da sua estratégia de revitalizar o património e proporcionar novas experiências a quem o visita. O evento, com meios e efeitos contemporâneos, recupera o ambiente festivo que sempre caracterizou a utilização destes jardins e, simultaneamente, revive o gosto pelo exotismo tão presente em Queluz.”

“Magical Garden Aladdin Sintra” vai estar disponível de Quarta-feira a Domingo, entre 28 de Junho e 10 de Setembro, a partir das 21h30. Os bilhetes custam entre 8€ e 14€, com entrada gratuita para crianças até aos 3 anos, e podem ser adquiridos através da plataforma PORTUGALAGENDA.COM.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close