CulturaDestaque

Lisbon Week: todos os caminhos vão dar à Ajuda

Já teve início a Lisbon Week’19, um evento que até 3 de Novembro proporciona uma vasta programação cultural na Freguesia da Ajuda.

Ao cabo de quatro edições, iniciadas em 2012, com passagens pelo Rossio, por Alvalade, por Telheiras e pelo Lumiar, a Lisbon Week chega à Ajuda, onde permanece até ao dia 3 de Novembro.

O início ficou marcado por uma “festa barroca”, no passado sábado, dia 26 de Outubro, que transportou o Jardim Botânico da Ajuda – o mais antigo jardim de Lisboa e, segundo a Câmara Municipal de Lisboa, o mais antigo de Portugal – a tempos passados, com personagens trajadas a rigor e música a condizer.

O próprio Marquês de Pombal, que na sequência do terramoto de 1755 mandou plantar as árvores que deram vida ao Jardim Botânico da Ajuda, “visitou” o espaço este sábado, na companhia da sua segunda mulher, D. Leonor Daun, das suas aias, dos seus criados e até do Patriarca de Lisboa da altura, Paulo de Carvalho e Mendonça, conforme a organização já tinha anunciado que aconteceria.

Entre as personalidades actuais que se juntaram à festa, estavam a vereadora da Cultura da CML, Catarina Vaz Pinto, o presidente da Junta de Freguesia da Ajuda, Jorge Marques, e a presidente da Actu – Associação Cultural e Turística Urbana, Xana Nunes.

Durante esta semana, a Lisbon Week’19 convida o público a explorar vários espaços da Ajuda, com um conjunto de visitas guiadas e várias iniciativas com diferentes expressões artísticas, desde arte urbana em edifícios da Gebalis a exposições, palestras, oficinas, teatro para crianças, música e muito mais. As visitas guiadas incluem espaços como o Cemitério da Ajuda, o Palácio Nacional, o Quartel da Ajuda da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE), passeios em Monsanto ou o já mencionado Jardim Botânico da Ajuda, onde até haverá uma festa de Halloween!

Para saber que eventos requerem inscrição (e entrada paga), bem como para consultar o programa completo, aceda a www.lisbonweek.com.

A LisbonWeek é uma produção da Actu – Associação Cultural e Turística Urbana, com a co-produção da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia da Ajuda.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close