Reportagem
Lisboa reforça o combate ao tráfico de droga

Com vista a tornar o combate ao tráfico de droga mais eficiente e eficaz, a Polícia de Segurança Pública criou a primeira esquadra especializada na investigação deste tipo de crime em Lisboa. Todas as brigadas de combate ao tráfico de droga ficam agora no mesmo espaço físico. A inauguração foi no dia 12 de Março.
A nova esquadra vai funcionar na sede da Divisão de Investigação Criminal (DIC), no Forte do Alto do Duque, Parque Florestal do Monsanto, na freguesia da Ajuda. Ali está montado o “quartel-general” do combate ao tráfico de estupefacientes na capital, um “flagelo que urge combater”, lê-se no comunicado da PSP.
O relatório anual da União Europeia sobre drogas revela um preocupante crescimento da produção de droga na Europa, principalmente ao nível das drogas sintéticas e da cocaína, bem como sobre o aumento da pureza e da disponibilidade da droga, do aumento significativo do consumo de canábis em jovens e o aumento de homicídios e da violência relacionados com a droga. “É neste contexto que surge a reestruturação das investigações de tráfico de droga na cidade de Lisboa, de forma completamente inovadora, quer no plano estrutural, quer no plano estratégico, que terá um comando único e uma visão bem definida”, sublinha a PSP, realçando que a EUROPOL estima que cerca de metade das mais perigosas redes criminosas a operar na europa estão envolvidas no tráfico de droga.
A cerimónia de inauguração contou com a presença da Direcção da PSP, do Comando Metropolitano de Lisboa, da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, dos Magistrados Coordenadores da Comarca de Lisboa, do DIAP de Lisboa, e dos Presidentes de Junta que se associaram a este projecto com o financiamento de equipamento informático.
FOTOS PSP