Sociedade

Lisboa instala 80 estações de monitorização ambiental

Lisboa vai ter, pela primeira vez, uma rede de sensores em toda a cidade que monitorizam em tempo real a qualidade do ar, níveis de ruído ou do trânsito.

No total serão oitenta estações, com 658 sensores distintos, a funcionar 24 horas por dia e compilando uma multiplicidade de dados que até hoje só podiam ser conhecidos com estudos pontualmente efectuados.

A apresentação do projecto decorreu no dia 19 de Fevereiro, data em que estão já instalados e a funcionar oito das oitenta estações (Estrada de Benfica, Entrecampos, Cemitério de Carnide, Olivais, Madre Deus, Montes Claros e Avenida da República).

A cerimónia que decorreu em Entrecampos, com a participação do Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, José Sá Fernandes.

A rede estará totalmente instalada e a funcionar até ao final do mês de Março. Assim, a partir do dia 31 de Março, toda a informação medida estará em tempo real disponível para consulta por qualquer cidadão interessado através das plataformas de disponibilização de dados abertos.​

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close