OutrasReportagem

Lisboa inaugura o primeiro parque de Arte Urbana do país

O Super Bock Group e a Câmara Municipal de Lisboa inauguraram, no passado dia 4 de Junho, o Street Art Park. Localizado no Lumiar, este é o primeiro parque do país dedicado ao graffiti e à Arte Urbana para usufruto da comunidade.

O Street Art Park é um espaço aberto ao público e de livre acesso, composto por 14 paredes de grandes dimensões, onde qualquer pessoa pode pintar livremente, a qualquer hora e dia da semana, sem necessidade de mediação por parte da autarquia. O objectivo é que as pessoas aproveitem essas estruturas para ajudarem a criar uma exposição de pintura livre na cidade e em constante transformação. A curadoria fica, assim, a cargo da comunidade, numa iniciativa inédita promovida pela autarquia, com o apoio da GAU – Galeria de Arte Urbana, e com o Super Bock Group como Mecenas.

Com uma área total de 1500 m2, o Street Art Park inclui ainda um espaço verde com zonas de lazer para usufruto da comunidade.

A sessão inaugural contou com as presenças de Diogo Moura, vereador da Cultura, Educação e Economia da Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Mexia, presidente da Junta de Freguesia do Lumiar e Graça Borges, directora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group, e decorreu integrada num evento dedicado à Arte Urbana que teve curadoria dos Crack Kids e juntou a comunidade artística, incluindo The Caver, Glam e o Draw.

Diogo Moura considera que “este Street Art Park reforça as diferentes estratégias que Lisboa está a desenvolver para aproximar as pessoas das artes e as artes das pessoas, mas sobretudo, as pessoas umas das outras. O trabalho desenvolvido pela Galeria de Arte Urbana promove esta expressão artística, incentiva o trabalho através de redes de criatividade e dá ainda mais espaço à participação de artistas e cidadãos numa ligação saudável entre as intervenções artísticas, o espaço público e a identidade da cidade. Este espaço, inovador no conceito, traduz a visão de Lisboa como uma cidade aberta e uma referência internacional no que diz respeito à Arte Urbana.”

Por seu lado, Graça Borges garanre que “o Super Bock Group vai continuar a apoiar a Cultura e a Arte, nomeadamente através das suas marcas, pela proximidade com os artistas e, globalmente, com o consumidor.”

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close