Local

Greve dos Enfermeiros

 

389594Os enfermeiros iniciaram à meia-noite, desta terça feira, uma paralisação de 48 horas contra a degradação das condições de trabalho.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, José Carlos Martins, a adesão do turno da noite foi de mais de 80%, e espera-se que o número de enfermeiros a aderir ao protesto se mantenha expressivo.

A insatisfação destes profissionais está relacionado com a degradação das condições de trabalho,  nomeadamente com o aumento do horário de trabalho para as 40 horas semanais sem remuneração e os cortes no sector da saúde, que permitem que existam enfermeiros a ganhar 3,4 euros/hora, e a situação dos profissionais a Contrato Individual de Trabalho.

A paralisação no turno da noite não afectou muitos serviços uma vez que não há cirurgias  marcadas nem consultas externas, o que quer dizer que os enfermeiros estiveram  no essencial a assegurar os serviços mínimos. Durante o dia, no entanto, prevê-se que vá haver adiamentos em vários serviços como as consultas externas dos hospitais, as cirurgias de ambulatório, os ambulatórios de oncologia, os centros de saúde e as visitas domiciliárias.

O presidente do SEP já informou que o Ministério  marcou entretanto para sexta-feira uma reunião com o sindicato, mas isso  não levará ao cancelamento da greve.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close