Destaque

Lisboa evoca 50 anos do assassinato de Humberto Delgado

 

5628_29892_Humberto_DelgadoA Câmara Municipal de Lisboa assinala esta Sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, a passagem de cinquenta anos sobre o dia em que a PIDE assassinou o General Humberto Delgado.

O evento terá lugar no Cinema São Jorge e a cerimónia, que é pública, contará com a presença de António Costa, Helena Roseta e Irene Pimentel.

Na sessão será ainda apresentado o livro “Meu Pai, o General Sem Medo”, memórias de Iva Delgado (Editorial Caminho) e o actor André Gago lerá excertos de cartas de Humberto Delgado à filha, do período do exílio.

O evento tem início às 18h, sendo que a partir das 20h será projectado o filme “Operação Outono” de Bruno de Almeida, sobre a operação de cerco e aniquilamento de Humberto Delgado pela PIDE.

No mesmo dia é inaugurado, às 15 h, na Praça José Fontana, uma exposição evocativa da efeméride, e às 16 horas, no Auditório Camões, será transmitido o documentário “General sem Medo”, de António Cunha.

O Liceu Camões associa-se à evocação, atribuindo o nome do general ao ginásio onde se realizou, no dia 18 de Maio de 1958, um comício de Humberto Delgado contra o regime de Salazar.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close