Destaque

Lisboa oferece testes à Covid-19

A partir de 31 de Março Lisboa inicia um plano de testagem ao Covid-19, gratuito, à população das freguesias que apresentem mais de 120 casos por cada 100 mil habitantes.

A iniciativa está disponível num conjunto de 100 farmácias. “Este valor vai crescer até poder atingir as mais de 200 farmácias da cidade de Lisboa”, informou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, em conferência de imprensa esta Sexta-feira, 19 de Março, nos Paços do Concelho.

Qualquer munícipe, com mais de 16 anos, que queira fazer o teste e que resida numa freguesia que se insira no plano, poderá marcar o procedimento numa das 100 farmácias aderentes. Cada cidadão poderá fazer dois testes por mês

Para já, as freguesias contempladas são: Ajuda, Alvalade, Arroios, Estrela, Marvila, Olivais, São Vicente, Santa Clara, Santa Maria Maior e Santo António mas poderão vir a ser abrangidas mais freguesias, consoante a necessidade verificada.

O plano de testagem é feito em colaboração com a Associação Nacional de Farmácias e as autoridades de saúde. Os testes que forem feitos na farmácia são registados no sistema de informação do Serviço Nacional de Saúde, a que as farmácias aderentes terão acesso, e consequentemente as equipas de saúde pública podem notificar de imediato os casos positivos.

Fernando Medina explicou que a autarquia pretende com este plano “monitorizar o desconfinamento gradual, montando um sistema de testagem em massa para acautelar a transmissão do vírus na comunidade e diminuir os contágios”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close