Local

Lisboa com apenas um serviço de urgência nocturno

 

urgencia-do-santa-maria-1f6dAté Setembro, Lisboa terá, apenas, um serviço de urgência nocturno a integrar todas as especialidades.

A reformulação das urgências que estava prevista para Julho, afinal só avançará a 2 de Setembro, o que significa que até lá, só haverá uma urgência polivalente, com as várias especialidades clínicas na capital.

O serviço de urgências que entrará em vigor no próximo mês funcionará em rotatividade entre o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), do qual fazem parte os Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, e o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), ao qual pertencem as unidades de saúde de São José, Santa Marta, Capuchos, Curry Cabral, Estefânia e Maternidade Alfredo da Costa.

O objectivo é que estes dois centros hospitalares tenham todas as especialidades, mas que as Urgências funcionem em rotatividade e que as equipas dos serviços de Urgência de cada hospital reforcem os que estiverem a funcionar. Ou seja, quando cabe ao CHLN receber as Urgências, os médicos do CHLC vão trabalhar no Santa Maria, e vice-versa. A troca do serviço irá dar-se de mês a mês ou de dois em dois meses.

No que diz respeito ao grande trauma, ambos os centros hospitalares vão ter o serviço de Urgência à noite.

A reformulação do sistema de urgências nocturnas, que irá funcionar das 20h às 8h, acontece no âmbito do projecto Urgência Metropolitana de Lisboa (UML).

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close