Nacional
Língua portuguesa é idioma oficial da Associação Internacional das Cidades Educadoras

O Português foi reconhecido como língua oficial da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), a par do Espanhol, Inglês e Francês.
A decisão foi tomada durante o Congresso da AICE que decorreu em Curitiba, no Brasil, contando com um forte empenho por parte da vereadora da Câmara Municipal de Lisboa (CML) com o pelouro da Educação, Sofia Athayde, em conjunto com o homólogo da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida.
A inclusão do Português entre as línguas oficiais representa o desfecho de um processo que se arrastava desde 2016 e que finalmente foi agora concluído, após o impulso dado recentemente através do envolvimento da CML, em estreita articulação com o Município de Cascais, em representação da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, e com a Rede Brasileira de Cidades Educadoras.
“Este é um momento histórico. Agradecemos a todos os parceiros e equipas envolvidas neste processo, que culminou com este resultado determinante para a valorização da diversidade linguística e cultural dentro desta associação e para o fortalecimento das políticas que visam uma educação mais equitativa e de qualidade para todos”, afirma a vereadora Sofia Athayde.
Este marco representa um reconhecimento significativo da língua e cultura lusófonas e promove uma maior inclusão e participação a nível global nas diversas iniciativas da AICE.
Fundada em 1994, esta associação sem fins lucrativos integra cerca 500 cidades de 35 países, distribuídos por todos os continentes. A AICE tem como objectivo desenvolver a participação e cooperação activa em projectos e intercâmbios de experiências com grupos e instituições partilhando interesses comuns na área da Educação entre governos locais, tendo como referência a Carta das Cidades Educadoras.