DestaqueNacional

Lançamento do Pacto Português para os Plásticos

O Auditório da Sede da EDP acolhe o lançamento do “Pacto Português para os Plásticos”, na tarde do dia 4 de Fevereiro.

E o que é o “Pacto Português para os Plásticos”? Trata-se de uma declaração de compromisso que várias entidades vão assinar, formando uma plataforma colaborativa para a criação de uma economia circular para os plásticos, ou seja, evitar que tornem em resíduos, promovendo a sua sucessiva reutilização e aproveitamento.

O pacto pretende promover a mobilização da sociedade portuguesa e promover uma aproximação dos diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, reunindo entidades como o Governo, empresas, universidades e ONGs. É coordenado pela Associação Smart Waste Portugal.

A participação no “Pacto Português para os Plásticos” supõe a adopção da “Visão da Nova Economia dos Plásticos”, da Fundação Ellen MacArthur, que se caracteriza pela criação de uma economia circular para os plásticos, na qual estes nunca se converterão em resíduos.

Na sessão agendada para o dia 4 de Fevereiro, a partir das 14h30, marcarão presença o ministro do Ambiente e Acção Climática, José Pedro Fernandes, o presidente da direcção da Associação Smart Waste Portugal, Aires Pereira, encarregues da sessão de abertura. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, encerra a iniciativa. Entre os dois momentos, serão apresentados e debatidos temas como “A Nova Economia dos Plásticos”, com a apresentação da Rede de Parceiros da Fundação Ellen MacArthur; o Pacto Português para os Plásticos; as iniciativas dos Pactos Nacionais para os Plásticos do Reino Unido e de França e “Casos de boas práticas para a circularidade do plástico”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close