Local

Jornadas de história da imprensa olisiponense

 

 

A Câmara Municipal de Lisboa, através da Hemeroteca Municipal, numa parceria com o Centro de Investigação Media e Jornalismo, irá organizar, no dia 5 de Dezembro, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da CML, as Primeiras Jornadas de História da Imprensa Olisiponense.

Esta iniciativa pretende revisitar a história das primeiras publicações periódicas impressas em Lisboa, nos séculos XVII e XVIII, sendo que alguns destes títulos estão na génese do jornalismo português. As Primeiras Jornadas de História da Imprensa Olisiponense procuram também trazer para o debate público e académico novos contributos para o conhecimento e para a história destas publicações, com destaque para as Relações (1626-1628), de Severim de Faria, as Gazetas da Restauração (1641-1648), o Mercúrio Português (1663-1667), de António de Sousa Macedo, e, por último, para a Gazeta de Lisboa (1715-1833) – contributos resultantes das mais recentes investigações feitas por reputados historiadores e especialistas. A palestra inaugural das jornadas será proferida por José Manuel Tengarrinha, eminente historiador e autor da pioneira História da Imprensa Periódica Portuguesa (1965).

As Jornadas de História da Imprensa Olisponense serão as primeiras de um ciclo anual de colóquios, com incursões temáticas e diacrónicas pela história da imprensa periódica olisiponense, desde os seus primórdios até à actualidade. Este ano, o encontro irá tratar Das Relações de Severim de Faria à Gazeta de Lisboa”.

Para mais informação ou outros esclarecimentos contactar: Maura Pessoa – Tel. (geral) 21 324 62 90 | E-mail: maura.pessoa@cm-lisboa.pt

Aceda também à seguinte página para outros esclarecimentos e proceder à inscrição:

http://blx.cm-lisboa.pt/gca/?id=1407&preview=1

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close